A partir da leitura em voz alta feita pela professora e da visualização das imagens do livro Diário de uma Minhoca, os alunos da sétima série foram convidados a desenvolverem diários. Porém ficou livre o tema, ou seja, eles poderiam escolher qual seriam os personagens ou personagem principal da obra. Depois de muito pensarem em que seriam os atores dos textos, escolheram o boné, os tênis, a bruxinha, o guarda-chuva, o apaixonado, o cachorro e o caderno como protagonistas.
Como o texto Diário de uma Minhoca é muito rico, tanto em imagens como em informações, creio que isso proporcionou uma busca por parte dos alunos em serem criativos, bem-humorados, inusitados. Os trabalhos realizados foram extremamente significativos e diferentes. Além do mais houve uma preocupação em serem originais nas escolhas. Os alunos em grupos queriam desenvolver um diário original. O que ficou destacado também foi a disposição em criar desenhos adequados à obra.
Essa turma, no geral, é muito empenhada quando se trata de criação textual uma vez que são muito investigativos e buscam criar projetos e atividades que fogem ao padrão tradicional. Sempre questionam sobre as aulas e as abordagens oferecidas.
Trata-se de um diário escrito por uma minhoca. No início, um álbum de fotos e recordações com o boletim da minhoca : Escavação- nota A; Jardinagem – nota B+ e alguns comentários do professor : trabalha bem em grupo , precisa aprender a se controlar para não comer o dever de casa.”
O livro é bem divertido, trata de uma maneira próxima das crianças o diário, o boletim e traz idéias bacanas de como colocar legendas em fotos : “ Meu primeiro túnel” ; ““Meu montinho de terra predileto”, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário