DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

REFLEXÕES DOS ALUNOS DA 611 - FAMÍLIA: PERDÃO E GRATIDÃO.



"Uma família é um dos principais elementos para a formação da sociedade. Para haver uma família saudável é preciso que exista pais conscientes de que são responsáveis por isso. E para que isso aconteça, é preciso a conversa entre pais e filhos. Diálogos são importantes para esclarecer o que pensam, sentem. Assim, as atitudes que os filhos não aceitam de seus pais podem ser mudadas. O perdão também é importante nesses casos, pois, com as más lembranças apagadas, haverá espaço no coração para as lembranças boas."
Amanda

"Eu adorei a aula da vida, principalmente porque chorei. Entendi, junto com os meus colegas, a importância dos pais e dos nossos responsáveis. Eu conversei com minha mãe, contei sobre a aula e ela gostou. Minha vida mudou completamente. Eu gostaria que houvesse duas vezes por mês essa aula. Assim poderíamos ter um relacionamento melhor em casa."
Camila Sene

"No começo não entendi o porquê dos meus colegas estarem chorando. Mas compreendi que eles deviam ter alguma mágoa ou ressentimento dos pais. Entendi que os pais são partes da nossa vida, pois eles nos ensinam o caminho certo, nos defendem, nos ajudam quando precisamos deles. Devemos valorizar nossos pais e pedir perdão quando nos desentendemos, pois nos deram a vida. Eles são pessoas que trabalham para nos dar comida e nos vestir."
Caio Filipe Moraes

"A aula foi maravilhosa, pois o objetivo era lembrar da infância e foi o que aconteceu. Eu lembrei o dia que meu pai foi embora. Eu tinha 4 aninhos. Mas meu coração foi preenchido de amor e carinho de 2 irmãs, minha mãe e meu padrasto que fez o papel de pai o tempo inteiro para não me ver triste. Agora sou feliz com todas as pessoas que estão ao meu redor".
Joice de Mello

"Eu adorei, acho que devíamos fazer isso mais vezes. Eu amei, porque nos ajudou a refletir sobre o que fazemos para cada dia melhorarmos mais. Acho que todo mundo gostou. A aula nos serviu para mostrar que devemos ajudar e entender nossos pais, porque eles querem o nosso bem. Eu nunca tive problemas, mas se tivesse, teria me ajudado muito. Agora sou ainda mais feliz. Muito obrigada, profe Daiane."
Rafaela Daros

"Gostei muito da nossa aula sobre a vida e a relação que temos com os nossos pais. Foi muito interessante e emocionante. Choramos, porque tiramos as mágoas acumuladas em nós. A partir da atividade, conseguimos eliminar sentimentos não muito bons. Não eliminamos todos, mas fez bastante diferença. Eu me senti em paz, leve. Gostaria que houvesse mais aulas dessas. Foi muito legal e muito bom."
Júlia Tainá


"Eu achei muito legal e acho que deveríamos fazer novamente, porque podemos refletir sobre a nossa vida, nos reconciliar com a nossa família e amigos. Essa reflexão me fez lembrar das minhas falhas e brigas com meus pais. Acho que deveríamos fazer mais vezes, pois poderíamos entender mais as nossas atitudes. Seria interessante se fizéssemos com nossos parentes, amigos, colegas e professores. Foi ótimo para mim, para meus colegas e acho que para os alunos de outras séries. Foi uma bela experiência."
Tainá Zatti Wilhalm

"Depois da aula da vida, parece que eu consegui entender melhor os meus pais, mais a minha mãe. Eu amei a aula, porque, por mais que eu não tenha chorado muito, eu consegui colocar para fora um pouco das mágoas do meu coração. E consegui pensar bastante em como melhorar com eles e eles melhorarem comigo. Entendi melhor até meus colegas, deu para perceber o que cada um sentia e sofria por dentro."
Morgana

"Eu entendi que ninguém consegue viver sem o amor dos pais. Com eles aprendemos a ser gentis, bons com todos e obedientes. Ter os pais por perto é tudo para nós. Se não os tivéssemos, onde estaríamos? Por isso é importante tê-los conosco."
Maiara

"A aula sobre a vida foi interessante porque várias pessoas choraram e perdoaram seus pais. Eu gostaria que houvesse mais aula sobre a vida para nós refletirmos pelas coisas que passamos com nossos pais. Eu acho que todo mundo gostou da aula, principalmente aqueles que têm pais separados."
Alex Junior Pertile

"A aula passada foi muito boa para várias pessoas. Eu achei bem legal. Falei com meus pais sobre isso e eles acharam bem interessante. Poderíamos fazer diferentes práticas para ficar mais legal para todos. Além disso podíamos fazer aulas diferentes com jogos, músicas,etc."
Marlize

"A aula do dia 27 de abril foi muito boa, porque refletimos um pouco mais sobre as atitudes com nossos pais e conosco. Foi muito legal, pois tiramos tudo o que não era positivo de nossos corações. A prática de contar os feijões, o caderno de elogios e a prática de escrever em um papel as coisas tristes foram as ideias de que mais gostei."
Alexandre

"Eu gostei muito da aula, pois nos serviu para refletir sobre a vida. Há pessoas que nem dão um "oi" para os pais. Eles são muito importantes na nossa vida. Se eles não existissem, nem teríamos nascido. Dê atenção para seus pais. Pare, pense e mude."
Elói Junior Lodi

"Eu gostei muito da aula sobre a vida e gostaria de ter muito mais atividades assim. Meus pais me amam muito, me dão educação, me ensinam e eu agradeço a Deus por eles existirem. Amo minha família e creio que minha família me ama. Profe, queria lhe agradecer pela aula. Muito obrigado. Deus lhe abençoe."
Álvaro Emmanuel

"Usemos o sorriso para afastar a tristeza. Que a luz do amor seja constante em nossas vidas e que nos ilumine sempre. Devemos sempre fazer a escolha correta. Devemos escolher o bem. Sejamos vencedores!"
Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário