Sequências tipológicas em gêneros textuais
Atividade realizada dias 8 e 09/07/09
Colocada no quadro só a primeira parte do enunciado Do pó vieste e ao pó voltarás, foi questionado como ele poderia ser interpretado. A maioria dos alunos disse que era uma frase tirada da Bíblia, ou seja, fazia parte do contexto religioso, espiritual. O homem quando morrerá, voltará ao barro. Esse foi o argumento mais presente. Depois foram entregues as imagens da propaganda e eles, então, conduziram suas respostas – feitas oralmente - de forma a beneficiar as perguntas propostas. Cabe ressaltar que o texto publicitário se caracteriza geralmente por subverter uma ordem instituída. O objetivo é ser ostensivo, chamar a atenção para “vender” o produto apresentado. E o jogo de palavras e enunciados inusitados tornam o texto mais rico e interessante.
Os alunos destacaram que a publicidade, por meio de cartazes nas ruas, comerciais na mídia, propagandas em jornais e revistas, faz parte do nosso cotidiano Também foi abordada a questão de serem bombardeados pelos apelos ao consumo. Na verdade sentem-se consumidores pela vontade de consumir.
A propaganda utiliza a peruasão como forma de conquistar o seu público. Não será só a razão que levará a pessoa a comprar algo, mas ela será movida pela emoção. É isso que faz a propaganda acima. Imagem e discurso buscam persuadir o leitor a fim de que este adquira uma camionete S10.
A atividade para a turma 703 era criar um texto publicitário. O produto, todavia, deveria ser a família. A proposta teve por objetivo valorizá-la, utilizando o discurso da publicidade. Os trabalhos, muitos criativos, foram realizados na sala de informática. As imagens foram retiradas do google a fim de enriquecer as produções. Alunos das turmas 801 e 802 também desenvolveram a mesma atividade.
Destaca-se nessa atividade a intertextualidade entre gêneros textuais, ou seja, a mescla das sequências tipológicas que compõem os diferentes gêneros. Na propaganda temos um trecho do Gênesis, cap. 3 versículo 10. Do pó vieste e ao pó voltarás. e um texto publicitário. Os gêneros textuais apresentam essa capacidade de adaptar-se a qualquer situação sociocomunicativa, proporcionando enriquecimento linguístico e argumentativo.
Olá, Daiane!
ResponderExcluirLegal seu blog. É isso mesmo, vamos inovar, incrementar, sair da mesmice. Você é relamente inovadora. Parabéns e muito sucesso com seus alunos.
Beijos,
Ivone F.Vendrúsculo