DAIANE FAGHERAZZI

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Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ATIVIDADE - 17/06 - RELATÓRIO

ATIVIDADES
Desenvolvi, no dia 17 de junho, na sala de informática da Escola Presidente Dutra, com a turma 802 (oitava série), a atividade da seção 3 – Classificando gênero textuais. O texto se encontra na página 36 do material didático. A obra é uma fábula de Monteiro Lobato intitulada A Cigarra e as Formigas – a formiga má e a formiga boa. As perguntas foram respondidas na sala da informática e os textos foram produzidos em casa.
Os alunos desenvolveram a atividade em dupla; alguns sozinhos. As questões trabalhadas foram as seguintes:
a) Qual é a idéia de trabalho que está por trás da atitude da formiga má?
b) E por trás da formiga boa?
c) Na comparação entre os dois textos, considerando especialmente os subtítulos, você seria capaz de dizer qual seria a concepção de trabalho de Monteiro Lobato?
d) Diga por que os dois textos mantêm o mesmo gênero textual, apesar das diferenças de informações.
e) Diga por que esses textos são classificados como fábulas. Se necessário, pesquise sobre o assunto.
f) Identifique a “moral da história” da fábula da formiga má e procure outros gêneros textuais que apresentem a mesma idéia. Transcreva um deles abaixo. Sugestão: pode ser uma lenda, um conto, um artigo de um jornal.
Como a turma, composta de 23 anos, apresenta certas dificuldades na compreensão leitora, e alguns são bastantes dispersos, não entenderam muito bem a questão a e a b. Em relação à questão c, muitos não sabiam o que significava a palavra concepção, impedindo de respondê-la. Já na d, as palavras gêneros textuais eram termos muito vagos para eles. Depois de exemplificar diferentes gêneros, conseguiram formular a resposta. Sobre fábula poucos lembravam. Foi necessária uma pesquisa para responder à questão. Alguns disseram que era um texto narrativo, não passando desse argumento. Na letra f, muitos chegaram à moral da história.
Os argumentos dos alunos para a resposta da letra a, por exemplo, foram a própria atitude da formiga. Vocábulos como obrigação social, ocupação, ofício não foram mencionados. Algumas respostas não atenderam à pergunta.
Na questão c, os alunos não mencionaram a questão do trabalho no sentido mais amplo, como desenvolvimento de atividades intelectuais (e artísticas) com uma determinada finalidade. Algumas respostas foram as seguintes: “Ele quis mostrar como é a vida de algumas pessoas, que em alguns casos as pessoas ignoram as outras.”, “Eu acho que seria mostrar para nós o que devemos fazer para ajudarmos a todos.” “Ele vê o trabalho de modos diferentes: como trabalho em equipe, passatempo e que todos devem trabalhar sem trapacear os outros.”, “Ele queria mostrar que as pessoas não devem passar a vida toda só pensando em trabalho. Também devem ter tempo para se divertir.” Os alunos ficaram limitados apenas à ocupação da formiga, não se dando conta que a cigarra também estava desenvolvendo um trabalho, porém diferente: (intelectual/artístico). O aluno que respondeu “Que o trabalho pode ser visto de maneiras diferentes só depende de como os seres o realizam.” foi o que mais se aproximou da resposta almejada.
Na letra d, a maioria conseguiu dizer que o mais relevante é o uso de personagens animais que fazem parte de uma história, cuja finalidade é levar algum ensinamento. A resposta da e ficou muito parecida com a da letra d.
Na letra f, as conclusões foram as seguintes: “Vamos ajudar para sermos ajudados.”, “Nunca deixe para depois o que se pode fazer agora, porque depois pode ser tarde.”, “A formiga acreditava que o trabalho individual, centrado em um só objetivo, sem descontração de vez em quando era melhor do que o trabalho proposto pela formiga boa. Ou seja, a presença da cigarra era realmente indesejável. E se fosse ao contrário? Se ela não existisse, quem sentiria falta dela? Pois se a cigarra não existisse com certeza a formiga boa sentiria sua falta!”, “Há pessoas que só pensam em trabalho e não pensam em se divertir e fazer outras coisas. E tem pessoas ruins que não querem ajudar ninguém.”, “Formiga boa: que a formiga boa se preocupou em ajudar sua amiguinha cigarra e mostrar que não se deve ser egoísta. Formiga má: que a formiga pensa só nela e acha que nunca vai precisar de alguém na vida.”, Não deixar o trabalho para a última hora, mas se alguém precisar da sua ajuda, ajude.”, “A moral da fábula da formiga má é que ela foi egoísta não ajudando a cigarra, mas ela não se lembrou que quando ela trabalhava a cigarra a alegrava”.



Algumas respostas dos alunos
Respostas da letra a
1. Mostra que, mesmo que a cigarra não tenha feito nada pra ajudar, ela estava lá cantando fazendo a sua tarefa. Mesmo na cantoria estava lá, cantando para as formigas.
2. A formiga queria que a cigarra trabalhasse por ela. A formiga queria descansar, viver uma vida boa.
3. A idéia é que todo mundo deve se ajudar, sendo quem seja.
4. A formiga má era uma criatura que não sabia compreender os outros animais. Por ser má deixou que a cigarra morresse.
5.Uma formiga que dá valor ao seu trabalho, porém invejosa, pois não sabia cantar como a cigarra.
6. Ela tinha convicção de que as recompensas do trabalho duro e suado devem vir para quem trabalhou, se esforçou, buscou o melhor para o futuro e não para quem ficava se divertindo, cantando durante o esforço alheio.
7. Que se ela trabalhasse o estio inteiro para sobreviver, no inverno, não precisava ajudar quem necessitava de ajuda.
8.A formiga má emprestaria os míseros restos de comida, mas a cigarra deveria pagar com juros muito altos.
9. A idéia da formiga má é que o trabalho tem que ser levado mais a sério. O foco primeiro é o trabalho, depois a cantoria.
10. A idéia era que a formiga má levava o trabalho mais a sério, com mais responsabilidade e não gostava de interrupções.
11. É que a formiga má não é solidária e não ajuda o próximo.
12. A formiga ficou com ódio porque ela trabalhou o verão inteiro e a cigarra em vez de trabalhar ficou cantando o verão inteiro.
Outras respostas
b) Ela também achava que a cigarra deveria construir seu patrimônio, mas achava muito agradável escutar uma cantoria durante seu trabalho, pois trabalho não necessariamente precisa ser sério, apenas é preciso ter prazer na hora de trabalhar e não vê nenhum problema em ajudar quem auxiliou na conquista final.
c) Para ele, pessoas boas são pessoas que trabalham duro, vêem as outras “cantarolando” durante seu esforço e quando a necessidade aperta vai pedir para desfrutar dos frutos do trabalho suado... E mesmo assim conseguem dizer sim, vendo somente o lado positivo das coisas.
d) Pois queria mostrar a diferença entre o bem e o mal...
e) Porque existem personagens que tem vida própria, contando a história que não é real.
f) Moral: a formiga acreditava que o trabalho individual, centrado em um só objetivo, sem descontração de vez em quando era melhor do que o trabalho proposto pela formiga boa. Ou seja, a presença da cigarra era realmente indesejável, e se fosse ao contrário? Se ela não existisse, quem sentiria falta dela? Pois se a cigarra não existisse com certeza a formiga boa sentiria sua falta!
Também foi desenvolvida uma atividade com a turma da sétima série, 703. São 31 alunos. bastante agitados, porém quando são desenvolvidas atividades diferenciadas, principalmente na sala de informática, todos geralmente são muito dedicados, comprometidos. O texto da formiga já havia sido trabalhado anteriormente. Focalizamos o gênero textual, a linguagem, o trabalho da formiga e da cigarra e a moral da história. Depois desse debate, os alunos, em duplas e em trios criaram contos modernos, fundamentados nos contos de fadas. A conclusão do trabalho foi encerrada na sala de informática. Percebeu-se muita criatividade e desempenho nos textos dos estudantes.

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