DAIANE FAGHERAZZI

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Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA ATIVIDADE PROPOSTA

RELATÓRIO 16/09/09
A atividade proposta foi baseada no AAA4, unidade 15 - MERGULHO NO TEXTO, aula 2 – Duvidando do texto. Damos ênfase às imagens e às possíveis leituras que podemos fazer das mesmas.
Depois das discussões sobre como as imagens trazem significado e como podem ser feitas diferentes leituras (dependendo do contexto), resgatamos um pouco o universo de Shakespeare.
Partindo de um trabalho no qual os alunos haviam criado máscaras (aula de artes), fizemos um debate sobre identidade, sobre o papel das máscaras (sua importância) e resgatamos o mundo do teatro. Destacamos a criação literária de Shakespeare, autor que marca um período extremamente fecundo e de inestimável relevância na evolução e mudança do pensamento do ocidente. Como captou no ar as inquietações da época na qual viveu, instaurou conceitos que atravessaram séculos. Era dotado de uma sensibilidade apurada.
Depois de ter argumentado sobre sua genialidade, fomos à sala de informática. Foi feita uma pesquisa na internet (google) a fim de conhecer um pouco mais as obras shakesperianas e assim poder desenvolver um trabalho mais produtivo e significativo.
Os alunos, depois de terem lido acerca do autor, criaram suas próprias obras. As máscaras permaneceram ao lado deles com o intuito de haver maior estímulo e criatividade.
Nos trabalhos realizados, alguns buscaram ler as máscaras feitas; outros desenvolveram poemas retratando-as. Houve também questionamentos sobre máscaras de forma generalizada e criação de pequenos contos.
Creio que a atividade proporcionou trabalhar com o universo imaginário e misterioso existente por detrás de um “disfarce”. Acredito que o trabalho suscitou reflexões sobre a personalidade, sobre os medos, as angústias, as dores, os sentimentos inerentes ao ser humano. O resultado foi satisfatório uma vez que se percebeu dedicação de todos em desenvolver obras comoventes, férteis, instigantes.

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