DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RELATÓRIO

Na sala da informática, foi trabalhada uma charge que apresenta o comportamento dos pais, alunos e professores nos anos de 1969 e de 2009. Logo abaixo havia o seguinte discurso:"Todo mundo ´pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
E logo após a mensagem: criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
Foi apresentada também outra charge de um aluno chamando os professores e estes não estavam na sala de aula, todos ausentes.
A atividade, porém, foi realizada somente com as imagens, sem as mensagens. A pergunta lançada dizia o seguinte: Agora você é o professor...Dê dicas de como deve ser o andamento das aulas, relação professor-aluno. Crie o seu método...
Além de responderem a esse desafio, os alunos da 801 foram encaminhados a escreverem um texto na sala da informática mesmo. Em duplas, a obra poderia ser uma paródia, uma dissertação, uma pequena história contando como está a realidade atual. Já a turma 703 criou uma imagem (desenho) para retratar como deve/deveria ser a atitude, principalmente do aluno no recinto escolar.
Nas respostas e nos desenhos percebeu-se que eles apontaram sempre o aluno como responsável pela má conduta. Também destacaram que devem se comprometer com os estudos e que devem respeitar à pessoa a qual se dispõe a compartilhar o conhecimento: o professor.
Os desenhos foram produzidos no final de semana e trazidos pelo alunos na segunda-feira. Houve uma preocupação por parte deles de expressar com seriedade o desejo de mudanças significativas na relação professor-aluno, uma vez que eles sabem da importância do educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário