DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

domingo, 17 de abril de 2011

REFLEXÕES DA TURMA 101 - ESCOLA ESTADUAL FARROUPILHA - AULA DO DIA 09.04.2011



No dia 9 de abril, resolvi fazer uma aula diferente. Não gramática, nem nada que se relacionasse diretamente com a disciplina de Língua Portuguesa. Decidi fazer uma aula da vida. Quero compartilhar com vocês algumas reflexões dos alunos da turma 101.
PROFESSORA DAIANE FAGHERAZZI

"Era sábado de manhãzinha, muito frio, 07h e 15min. Bateu o sinal da Escola Estadual Farroupilha, avisando a entrada para o primeiro período. Poucos na escola. Todos que haviam chegado, entraram na sala de aula. Cada um com seu professor. Minha profe era a Daiane, dá aula de Português. Como era sábado, ela resolveu fazer uma atividade diferente. Como estuda bastante o universo da Psicologia, falou sobre meditação, purificação da mente, nosso ser...Com uma música calma, mandou-nos colocar as mãos em cima da classe, apoiando a cabeça nela e nos pediu para fechar os olhos. Não senti nada de diferente, a não ser dores nas costas por ficar curvado. Depois que acabou a meditação, fizemos uma roda e começamos a falar sobre as nossas vidas em casa, com a família. Todos tinham alguma situação triste com o pai ou com a mãe. Poucos eram os que não apresentam problemas familiares. Uns começaram a chorar: emoções fortes. Chegou minha vez de falar. Tinha vergonha, mas falei. Até chorei. Achei legal e gostaria de fazer outra vez." Fabricio T. De Oliveira Turma 101


“ Na aula de sábado, trabalhamos aspectos emocionais, sobre a mente. Cada aluno, depois de uma prática, falou sobre sua família, se estava bem, ou se havia alguma coisa para melhorar. O que me chamou a atenção foi a história de cinco colegas que estavam passando por dificuldades em casa. O assunto era relacionado ao perdão e ao amor. No final da atividade, eles se abraçaram e se emocionaram.” Alef

“Eu gostei muito da aula de sábado. Sempre tive dificuldade para chorar, falar o que eu sinto e contar coisas sobre minha vida para os outros. Geralmente quando sentia vontade de chorar, me escondia das pessoas para ninguém ver. Chorei muito. É difícil resumir a vida em poucos minutos. Acho que não contei tudo, mas foi muito boa aquela aula para ver que existem outras pessoas que sentem o mesmo que eu. Além disso, pude refletir sobre as histórias de vida dos meus colegas. Gostei também dos conselhos e mensagens que a professora deu para a gente.” Crislaine

“ A aula de sábado foi muito boa. Sou uma pessoa muito fechada e nunca consigo me abrir com ninguém. Eu achei que não iria conseguir, mas no final eu desabafei. Chorei muito, não só por mim, mas senti também pelos outros. A palestra que a professora fez foi ótima. Recebi alguns conselhos muito positivos. E tenho certeza que vou colocá-los em prática. Espero que a professora faça mais vezes e que toda a turma participe.” Alessandra

“ A aula de sábado foi muito boa. Aprendi várias coisas. A turma refletiu bastante. Houve pessoas que se emocionaram, e eu também. Agradeço a Deus que tenho uma família que não briga. Há muitas pessoas que não se dão bem com a família, mas a professora ensinou várias técnicas para melhorar a situação.” Rodrigo Giacomel



PERDOAR É NECESSÁRIO

"Gostei muito da aula, desde a reflexão do perdão dos pais (com o som do rádio) até o final da prática. Quantas lembranças vieram à minha mente. Foi feito um círculo e cada colega falou um pouco como era a situação na família e como se sentia, se havia ressentimentos, se havia brigas. Foi muito difícil falar para os outros sobre os meus sentimentos, as mágoas que sinto e ainda falar às pessoas que conheço há pouco tempo. Foi uma surpresa até para mim ter me aberto. É verdade que a raiva que sinto dos outros é um veneno, pois sinto que, às vezes, interfere na minha felicidade. Vou conseguir perdoar essas pessoas que me fizeram muito mal psicologicamente e terei um coração mais leve, em paz." Bárbara

"Bom, eu gostei muito da aula de hoje. Me fez pensar e refletir. Fez também eu sentir o quanto amo meus pais e que sem eles não sou nada. Fiquei triste em ouvir histórias dos meus colegas e saber que nem todos têm o privilégio de ter a família que Deus me deu. Eu, Larissa, só tenho a agradecer pela família que tenho e a vida perfeita que desfruto. Não tenho medo que minha família um dia se separe, pois meus pais passaram pelas barreiras mais difíceis e continuaram fortes. O que sustenta o pilar de uma família é o AMOR, a compreensão e o diálogo. E isso a minha família tem muito. E se a vida um dia nos derrubar, por que não levantarmos e recomeçarmos? NADA NA NOSSA VIDA É POR ACASO." Larissa


"A aula do dia 8 de abril de 2011 me fez refletir. Sei que aquelas sábias palavras me fizeram, de algum jeito, voltar ao passado. Me perdoei e perdoei meu pai por não morar mais comigo. Aquelas palavras tiraram um peso de mim e com certeza de todos os alunos. O meu maior sonho é ter uma família assim: pai, mãe e eu. Quando vou à casa das amigas e vejo todo mundo sentado junto à mesa, me dá um aperto no coração, pois ali há tudo o que eu não tenho. E com aquelas palavras da professora Daiane entendi que, talvez, não era para ser assim e minha missão era justamente perdoar meu pai, por ele não viver comigo e ter deixado minha mãe. Eu já o perdoei e o amo. Quero o seu bem. Pensando bem, sou muito sortuda e agradeço todos os dias pela FAMÍLIA MARAVILHOSA QUE TENHO: eu, minha mãe e minha gata. Obrigada, professora Daiane, pelos conselhos, por abrir não só a minha mente, como a de várias pessoas e ensinar a perdoar. Isso é a coisa mais graciosa e valente que se pode fazer: PERDOAR, PERDOAR E PERDOAR!" Gabriela


"Sabe quando voltamos ao tempo, nossos quatro, cinco anos? Talvez muitos lembrem. Na aula que tivemos com a professora Daiane, fomos estimulados a pensar, lembrar e perceber que devemos perdoar e colocar para fora o que estávamos sentindo pelos nossos pais. Também nos fez notar que podemos, mesmo parecendo "crianças", auxiliar nossa família. Cada família é diferente. Não existe família perfeita, pois se existisse imagina como seria, imagina? Como evoluiríamos? Minha família apresenta muitas diferenças. Não há muitas brigas pesadas e, quando há, só discutem, nada de gritos. Algumas vezes minha mãe diz "Vamos nos separar?", mas tudo acaba bem. Eles brigam e depois volta a paz. Meus pais são muito carinhosos comigo, com minha irmã mais velha e entre eles. Sempre, no final de semana, rola um café na cama para mim e para minha mãe. Professora, aquela frase "EU TENHO A MELHOR FAMÍLIA DO UNIVERSO" me ajudou e ajuda a minha família. Muito obrigada." Bruna

"Sábado foi bom. Fizemos uma aula diferente. Aprendi que não devemos guardar mágoas dos nossos pais. Afinal de contas eles nos deram o presente mais grandioso: A VIDA. Todos as famílias apresentam problemas, mas isso é para evoluirmos. Me emocionei ao ver as histórias tristes de meus colegas. Também sei que devemos fazer uma oração e agradecer aos nossos pais. O perdão é PARA OS FORTES!" Júnior de Matos


AULA DA VIDA
"Na minha opinião, essa aula foi uma DAS MAIS IMPORTANTES DE TODAS QUE TIVEMOS COM VOCÊ, pois foi um momento de desabafo: mágoas existentes dentro de nós, principalmente em relação aos nossos familiares. Foi um momento para abrir o coração, para falar de nossos problemas e ouvir os colegas. Essa aula foi mais importante ainda, porque muitas pessoas não sabem dar valor à vida e acham que são os indivíduos mais infelizes do mundo. Ao participarmos desta aula e ouvirmos os problemas dos outros, vimos que somos pessoas mais que felizes, que não temos o que reclamar de nada. Só temos que agradecer todos os dias por ter uma família maravilhosa. Para mim essa aula foi uma lição de vida. Abri meu coração para falar. Fui verdadeira com todos. Espero que meus colegas tenham levado somente boas conclusões para a vida deles." Cínthia P.

A VIDA EM UMA AULA
"Na minha opinião, a aula foi muito interessante. Foi um momento de reflexão, em todos puderam sentir o verdadeiro valor da família e expressar todos os sentimentos. Foi também um momento de ajuda, um momento de apoio em que os colegas, de certa forma, botaram para fora suas mágoas e entenderam o porquê de certas coisas. Nem sempre a vida é como a gente quer. Existem vezes que desejamos coisas que talvez não sejam possíveis no momento. Mas não devemos desanimar. A vida continua. Haverá outras oportunidades a nós. Em certos momentos pode ser que não nos sintamos as pessoas mais felizes do mundo, mas devemos lembrar que há indivíduos muito piores que nós. Penso que, depois desta aula, muitos mudarão de opinião sobre a vida. E saberão o verdadeiro valor dela, principalmente o valor que as pessoas que estão ao nosso redor possuem." Tamila Araldi

"Eu gostei muito, pois a professora fez a gente pensar muito em nossas atitudes. Todo mundo apresenta problemas, mas podemos mudar a situação. Tudo depende de nós. Foi bom, pois eu estou aprendendo a gostar muito mais da minha família. Muito obrigada, professora!" Mateus Rezende

Um comentário: