DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seminário Regional de Tecnologias na Educação - 28.11

Sala 3 – LINGUAGENS – Interlocutor: Rodrigo Cainelli

Assessoras: Marta Rocha – NTE Bento Gonçalves e Marinice Noya - NTE Vacaria
4ª CRE


Cabe ressaltar a participação do Gabriel e do João como colaboradores do trabalho apresentado em Caxias do Sul.
"A internet levou e continua levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula, apresentando-se como uma maneira de ensinar e aprender. É incrível como o ser humano aprende mais ao notar-se envolvido pela curiosidade".  Gabriel Rigatti e João Marcos


"A tecnologia é o caminho arborizado com destino à escola ideal”."

"O auxílio na tecnologia no ambiente escolar é um forte incentivo para o aluno, uma energia renovável que impulsiona o desmotivado e liberta aquele que antes se encontrava preso a uma rotina de sala de aula. Esse recurso brilhante destrava o lacre para o conhecimento, que deixa de ser obrigatório e passa a ser cultuado por vontade própria." Gabriel e João



"Sou privilegiado por estudar em uma escola gratuita que tem acesso a uma sala de vídeo, um laboratório de informática e um auditório, disponibilizando a realização de trabalhos diversificados. Líder do ranking, a professora Daiane Fagherazzi realiza com frequência aulas tecnológicas e entretidas que, além de despertar um grande interesse, evapora o paradigma que a aula deve ser entre aluno, professor e quadro. Aulas com baixa interatividade não podem ganhar espaço em um mundo onde predomina a inovação."  Gabriel


"Interpretação de imagens, vídeos contribuem para que nós alunos gravemos facilmente o conteúdo muitas vezes difícil. A publicação de trabalhos em blogs não deixa de ser a mola propulsora para um trabalho recheado de capricho e dedicação. Apresentação em slides foi um nítido avanço em minha turma. Muitas pessoas aprenderam a criar trabalhos neste programa e abrangeram esse método para outras disciplinas que muitas vezes nem exigiam trabalhos com a utilização deste software."  Gabriel e João

OBJETIVO
O objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta de atividade que valorizasse a criatividade e o conhecimento dos alunos e permitisse que o trabalho desenvolvido por eles pudesse ser apreciado pelos demais colegas e pela direção da escola. Focalizou-se um trabalho aliado ao uso da informática e ao universo virtual.
O projeto teve como proposta central remodelar o modelo viável, original e criativo de escola. Assim os alunos poderiam fazer uso dos meios tecnológicos, valorizando as competências pessoais, o desenvolvimento do trabalho em equipe, pela discussão de temas polêmicos e propostas diferenciadas de aprendizagem.
METODOLOGIA
A escola pública estadual onde se desenvolveu o trabalho situa-se na cidade de Farroupilha. Já está estruturada com uma sala de computação, contando com 37 computadores ligados em rede. Os computadores funcionam com o programa Linux, instalado o editor de texto Word, o programa Power Point de apresentação e uma linha telefônica conectada para acessos à internet.
A proposta foi desenvolver um projeto com um tema específico para turmas do ensino fundamental e médio utilizando como meio auxiliar informações contidas na internet, programas como Power Point e criações de vídeos.
Assim, foi apresentado na sala de sala de vídeo (em Power Point) uma proposta de remodelar uma escola. Foram convidadas turmas de 5ª a 8ª séries do turno da tarde e uma turma do 1º ano do ensino médio.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
É possível ensinar e aprender com programas que incluam as novas formas de comunicação virtual. Tanto em sala de aula como fora dela teremos que aprender a lidar com a informação e o conhecimento de formas novas, pesquisando muito e comunicando-nos constantemente. Isso nos fará avançar mais rapidamente na compreensão integral dos assuntos específicos, integrando-os num universo pessoal, intelectual e emocional mais significativo e transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário