DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pedagogia do 
“A verdadeira educação deve permitir que a pessoa utilize o  conhecimento que adquiriu para enfrentar os desafios e fazer os demais seres humanos tão felizes quanto possível.”    Sathya Sai Baba

Sabemos que o  amor é o alimento da alma e ele permeia as relações humanas. Focalizamos este sentimento visto que ele facilita, acolhe e abre caminhos para a felicidade.



Diariamente, no Centro Ocupacional, desenvolvemos propostas alegres que enaltecem o ser humano:

. Valorizar a essência  pura e bondosa de todas as pessoas.
. Agradecer aos alimentos e à equipe responsável pela cozinha.
. Sorrir e demonstrar afeto nas relações humanas.
. Usar palavras positivas e expressões nobres como “Muito obrigado”, “Desculpe”, “Sinto muito”, entre outras.
. Respeitar e gostar dos superiores,  dos professores e colegas.
. Sentir alegria em ajudar papai e mamãe.
. Tornar o estudo agradável.
. Sentir alegria em ajudar o próximo.
. Despertar o sentimento de gratidão aos pais e ao país brasileiro através de músicas e histórias infantis.
. Amar e preservar a natureza.
. Motivar diariamente a capacidade e a força criativa de cada aluno.
. Ver e valorizar as partes positivas dos colegas, professores e equipe de apoio.
. Elogiar e estimular as crianças para que manifestem seus dons naturais.
. Satisfazer os cinco desejos que todas as pessoas possuem: ser livre, ser reconhecido, ser amado, ser elogiado, ser útil.



ATIVIDADES

Meditação e relaxamento
Orações e frases afirmativas - Cabe ressaltar que as orações consistem em acreditar na capacidade infinita que existe em cada pessoa e fazer despertar essa capacidade.
Canções reflexivas e alegres
Histórias e contos
Filmes educativos
Mini palestras
Dinâmicas de grupo
Demonstrações de boas ações.



Princípios da boa criança

1.       Sou sempre saudável.
2.       Sou bom filho, escuto docilmente o que os outros dizem.
3.       Eu posso realizar grandes projetos.  Vou estudar com dedicação.
4.       Falo bem dos outros e vejo a bondade que existe em cada um deles.
   



O aluno, no processo de formação escolar, deseja amar e compreender o mundo. O mesmo sente o educador cumprindo sua função. Dessa forma, essas relações fraternais são vitais no âmbito educacional. Uma criança, ao se sentir amada, apresentará mais disciplina ao receber atividades que deverão ser desenvolvidas. Se não existe reciprocidade, isto é, o afeto do educando para com o professor e do professor para com seu pupilo, não existe a razão de ser da educação escolar: o desenvolvimento do aluno como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário