DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

terça-feira, 8 de julho de 2014

O elogio como caminho para o despertar da potencialidade humana - Prática diária no Centro Ocupacional

               Desenvolvemos um trabalho valorizando a inteligência emocional que, segundo a psicologia, é definida como o poder de identificar as emoções próprias e as dos outros, além de trabalhar cada uma delas. O indivíduo emocionalmente inteligente apresenta condições de estimular a si próprio e de seguir em frente mesmo diante das dificuldades, exercita a gratidão, encoraja os outros, colaborando para a participação de esforços coletivos.

           Reflexionando sobre esses assuntos, buscamos um trabalho diferenciado a fim de contribuir na formação de pessoas não somente cultas intelectualmente, mas que sejam emocionalmente capazes de lidar com os desafios diários de forma equilibrada e amorosa.
                Dentre as práticas que enaltecem o ser humano, evidenciamos a prática do elogio (caderno de elogio, frases positivas, jogos com elogios) que se fundamenta em elogiar as crianças e pré-adolescentes, estimulando a coragem, a capacidade, a persistência e a autoestima deles. 


           O elogio resgata o afeto. Dar e receber elogios tem relação com a autoestima. Ela está relacionada à maneira como a pessoa gosta de si mesma. 
            Para fortalecer o trabalho desenvolvido, criamos um painel para ser colocado em cada sala de aula e no salão principal:
Segunda-feira: Dia do Perdão
Terça-feira: Dia da Gratidão
Quarta-feira: Dia do Elogio
Quinta-feira: Dia do Coleguismo
Sexta-feira: Dia do Sorriso

        Depois do café da manhã, os jovens fazem uma atividade voltada ao tema do dia. Percebeu-se dedicação e comprometimento por parte deles e dos professores a fim de valorizar o ser humano. Pudemos constatar uma melhora no comportamento dos alunos. Muitos relatam que, inclusive em suas casas, já houve algumas mudanças no relacionamento entre pais e filhos. Entendemos, assim, que certas práticas contribuem de forma positiva na vida dos educandos.

Educadora Daiane Fagherazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário