DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MOSTRA LITERÁRIA - TURMA 811


Os estudantes da 8ª série ocuparam o Auditório do Colégio para reviver a história ‘Emília no País da Gramática’

O 2º Encontro Literário, diferente do 1º que aconteceu no início do mês e do 3º que acontece no próximo, foi baseado em apenas um escritor. Conhecido principalmente pelo Sítio do Picapau Amarelo, a vida de Lobato foi estudada e as personagens dele foram recriadas e interpretadas por estudantes de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. O universo fantasioso que ele construiu e o olhar crítico sobre os assuntos políticos e econômicos foram as duas realidades do escritor que crianças e adolescentes imergiram.
“Ele tem uma abordagem diferenciada, crítica, construtiva e dinâmica. É um olhar mágico, mas com um fundo de verdade”, destaca Daiane Fagherazzi, professora de Língua Portuguesa responsável por esta etapa do evento. Durante um mês os educandos se aprofundaram no contexto de Lobato, resgatando as narrativas do Sítio. Slides, vídeos e livros foram utilizados para a aprendizagem e o resultado do estudo foram as apresentações na tarde de quarta.
Algumas turmas optaram por representar teatralmente os enredos. Outras abordaram a vida e obra do autor em cartazes e em vídeos. A educadora conta que os alunos adoraram a proposta. Conforme ela, é um estímulo representar as figuras do autor como um modelo de caracterizar os ideias. A turma da 6ª série selecionou ‘Narizinho e Emília no Ribeirão’ para interpretar.
“Sempre lia e assistia Sítio do Picapau Amarelo. Gostei muito de estudar. Para transformar o episódio em teatro, precisamos assisti-lo muitas vezes”, conta a estudante Rafaela Daros, 12 anos, que fez o papel da Narizinho. A colega Tainá Wilhelm, 12, escolheu Emília para interpretar por gostar muito da boneca. Além das meninas, Álvaro Cruz, 11, esteve no palco como Rabicó. A 8ª série esteve no mesmo clima e levou para o palco do Auditório do Estadual a história ‘Emília no País da Gramática’.
“Eles se dedicaram muito para pesquisar Lobato e o mundo do Sítio. Também se esforçaram muito para ser o mais fiel possível na hora de reproduzir o aprendizado”, finaliza Daiane.


EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA
PORTUGÁLIA

Um comentário: