DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

perfil


Perfil da Professora Daiane Fagherazzi

Exerço minha profissão conciliando conhecimento, criatividade e amor. Procuro tornar minhas aulas sempre muito dinâmicas e significativas. Sou perfeccionista. Sempre que possível faço cursos, vou a seminários, a palestras a fim de ampliar meu universo profissional e pessoal. Amo estudar. Tenho uma grande inclinação para os estudos nas áreas da semântica e da pragmática (interface) e procuro trazê-las para as atividades escolares.

Como acredito na educação que valoriza as potencialidades dos educandos, tento descobrir seus talentos e habilidades, elogiando-os e incentivando-os. Desenvolvo na escola trabalhos paralelos sobre a mente, pensamentos e atos positivos.

Sou uma pessoa feliz, extremamente positiva. Adoro esportes. Busco melhorar-me a cada dia, procurando diferentes alternativas para lidar com os desafios da vida.

Séries com as quais desenvolvi o Gestar: Trabalhei com uma sétima-série e com duas oitavas, num total de 80 alunos.

Encontros do Gestar II: Me dediquei bastante nas atividades do Gestar uma vez que acredito que os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos em relação à aprendizagem da escrita.

O projeto foi relevante uma vez que se fundamenta na Linguística Textual e focaliza os diferentes gêneros textuais e várias abordagens para trabalhá-los. O material apresentou uma produção textual ampla. Com a criação do portfólio houve uma troca enriquecedora já que acompanhamos não só os trabalhos desenvolvidos por outras professoras, mas também as obras produzidas pelos alunos.

Poderíamos, todavia, ter nos aprofundado mais nos cadernos de teoria e prática do Gestar. Acredito que, mediante propostas ricas e bem desenvolvidas, podemos preparar sujeitos linguisticamente capazes, leitores e produtores de textos potenciais, aptos a manipular a linguagem em favor de seus objetivos e necessidades. Creio que o aluno pode desenvolver competências e aptidões, sobretudo a fim de transitar exitosamente em variados universos linguísticos. Tornar o aluno um poliglota em sua própria língua: eis a busca constante do educador/pesquisador.

Avaliação de alguns alunos:

“Foram aulas bem explicadas, atividades bem planejadas, capazes de mexerem com nossos sentimentos...E de nos ensinar coisas para a vida toda.... Produzir textos de diversos assuntos, melhorando nossa forma de escrever. Na minha opinião foi importante trabalhar os gêneros textuais para sermos capazes de escrever textos bem argumentados e bem trabalhados.” Luane Dietzmann

“Diferenciando os gêneros textuais conseguimos escrever melhor e, desta forma, nos expressar de maneira clara e de todas as formas. Além disso todos aprendemos a organizar melhor nossas ideias, desenvolver a nossa criatividade e por meio dos textos dados viajar por situações inesperadas, divertidas e de muita reflexão e raciocínio.” Thayná Ósio Teixeira

“Gostei das atividades do Gestar porque nos fez desenvolver a capacidade de criar e pensar.” Luana Romani

“É, mais ou menos. As aulas são ótimas, porque faço textos, trabalhos, coisas diferentes. Mas não sei se aprendi muita coisa com todas estas aulas. Pelo menos sei que eu fiz com dedicação e esforço e todos esses trabalhos foram expostos e guardados. Bom, também porque eu nunca tinha visto tantos textos em um ano. Eu adoro ler!” Dhyenifer Sousa

“Eu gostei, ainda mais os textos que fizemos. Eu não gostava de escrever, mas depois que fiquei sabendo, aprendi muitas coisas. Além de agora gostar, se torna muito mais fácil escrever um texto bom e interessante.” Jéssica Ribeiro

“Eu gostei, pois foi um aprimoramento que me possibilitou uma aprendizagem qualificada.” Jesemiel de Lima Ferreira

“Gostei, porque desenvolvemos mais a capacidade de produzir um texto, um resumo, uma publicidade, escrever uma crônica e uma dissertação...tudo isso levaremos para o ensino médio e com certeza será muito útil.” Aline Campos

“Eu nunca tinha escutado alguém falar em crônica, dissertação. Achei legal pois pude aprender bastante com eles.” Anderson Amaral

"As atividades foram muito importantes. Para começar no dia-a-dia, você passa a expressar-se com mais clareza e com riqueza no vocabulário. Supondo que pegue gosto pela coisa, poderá fazer revoluções, começando por saber argumentar de uma forma mais segura, concreta; deste modo, tendo a possibilidade de escrever em jornais, revistas ou em páginas na internet. Sem o incentivo à leitura ou às tarefas propostas pela professora, não haveria essa riqueza em meu vocabulário, nem saberia como me expressar de modo claro e convincente." Fernanda Barbosa

"Crônicas, publicidade, poemas. Foi ótimo trabalhar pois, além de enriquecer meu vocabulário, ajudou-me nas construções de textos em várias matérias. Desde que comecei a escrever, meus diálogos melhoraram muito. Certamente estou preparada para enfrentar o ensino médio onde escreverei muitos textos enriquecidos." Évilin Crocoli

"Eu pude entender melhor o significado de muitas coisas ditas e escritas pelas pessoas; todos os gêneros textuais foram bem explicados e trabalhados para melhor compreensão da turma (a meu ver)." Tamara B. Flores

"Foi muito importante pois assim sairei da escola para o segundo grau muito bem preparado sabendo o que aprendi. Talvez no meu futuro eu não use tudo o que eu aprendi mas conhecimentos quanto mais melhor e isso ninguém tirará de mim." Diogo Rigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário