DAIANE FAGHERAZZI

Minha foto
Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O elogio como caminho para o despertar da potencialidade humana - Prática diária no Centro Ocupacional

O elogio como caminho para o despertar da potencialidade humana - Prática diária no Centro Ocupacional

              
 Desenvolvemos um trabalho valorizando a inteligência emocional que, segundo a psicologia, é definida como o poder de identificar as emoções próprias e as dos outros, além de trabalhar cada uma delas. O indivíduo emocionalmente inteligente apresenta condições de estimular a si próprio e de seguir em frente mesmo diante das dificuldades, exercita a gratidão, encoraja os outros, colaborando para a participação de esforços coletivos.





           
Reflexionando sobre esses assuntos, buscamos um trabalho diferenciado a fim de contribuir na formação de pessoas não somente cultas intelectualmente, mas que sejam emocionalmente capazes de lidar com os desafios diários de forma equilibrada e amorosa.
        
        
       Dentre as práticas que enaltecem o ser humano, evidenciamos a prática do elogio (caderno de elogio, frases positivas, jogos com elogios) que se fundamenta em elogiar as crianças e pré-adolescentes, estimulando a coragem, a capacidade, a persistência e a autoestima deles. 


           O elogio resgata o afeto. Dar e receber elogios tem relação com a autoestima. Ela está relacionada à maneira como a pessoa gosta de si mesma. 
            Para fortalecer o trabalho desenvolvido, criamos um painel para ser colocado em cada sala de aula e no salão principal:
Segunda-feira: Dia do Perdão
Terça-feira: Dia da Gratidão
Quarta-feira: Dia do Elogio
Quinta-feira: Dia do Coleguismo
Sexta-feira: Dia do Sorriso

        Depois do café da manhã, os jovens fazem uma atividade voltada ao tema do dia. Percebeu-se dedicação e comprometimento por parte deles e dos professores a fim de valorizar o ser humano. Pudemos constatar uma melhora no comportamento dos alunos. Muitos relatam que, inclusive em suas casas, já houve algumas mudanças no relacionamento entre pais e filhos. Entendemos, assim, que certas práticas contribuem de forma positiva na vida dos educandos.
Educadora Daiane Fagherazzi

O que acontece quando eu falo com Deus - livro - Tramontina - 9/3

O que acontece quando eu falo com Deus - livro - Tramontina

Hoje tivemos um dia bem especial na Tramontina.
Começamos as atividades com o livro "O que acontece quando eu falo com Deus?". Depois da leitura fizemos uma reflexão profunda sobre o assunto. Foi muito bom o momento. Ficamos em silêncio, agradecemos a tudo e a todos. Agradecemos aos pais, à vida, à família, à escola, a nós mesmos. Depois fizemos "O minuto dos sonhos"! Nele os alunos visualizaram a família unida, feliz, em paz, saudável. Depois mentalizaram o bairro harmonioso e repleto de alegria e paz. Todas os moradores felizes e prósperos.
No final, cada aluno ilustrou uma parte da história. Saíram preciosidades!
Parabéns, alunos, o diamante interno brilhou bastante!

 



Prof. Daiane Fagherazzi




Obra maravilhosa para refletir.






















"Jesus é filho de Deus. Ele veio à Terra para que as pessoas pudessem conhecer Deus melhor."
Houve muita dedicação. Os diamantes internos brilharam! 
Deus está dentro de mim. O paraíso é aqui, agora e sempre! 
Deus fala comigo inclusive no silêncio. E que bom...
Falar com Deus é orar...

















 "Sempre que falo com Deus, acabo conhecendo Deus um pouco mais. Deus quer que todo mundo fale com ele e o conheça. E isso eu posso fazer todo os dias, onde eu estiver."
"A Bíblia conta que Deus quer que eu agradeça a ele por todas as coisas legais em minha vida. Ter uma família que me ama e cuida de mim é mesmo bem legal!"

"Eu posso agradecer a Deus pela mamãe e pelo papai, por meus irmãos e minhas irmãs, meus avós e primos - por toda minha família. Eu também posso agradecer a Deus por meus amigos e por todas as pessoas que me amam. Por isso, eu digo:"Deus, obrigado por todos que você colocou na minha vida para eu amar"".





Temos grandes talentos!













Fotos Daiane Fagherazzi

Fazer o bem sem olhar a quem - 27/3

Fazer o bem sem olhar a quem!

Hoje fizemos uma atividade diferente. Cada um deveria pensar em uma situação de vida que poderia ser mudada. Tudo deveria ser feito mentalmente. Depois cada aluno deveria contar a situação. 
Foi bem interessante, porque estamos desenvolvendo cada vez mais a bondade e o altruísmo ao nosso próximo. Estamos construindo uma vida melhor, uma sociedade melhor com os nossos atos.




A palavra é força criadora. O que falamos, criamos!
Usamos sempre palavras positivas!

O poder do silêncio 8/4

O poder do silêncio - Doação e coleguismo 

Segundo o teórico Eckhart Tolle, a calma é nossa natureza essencial.
Mas o que é a calma? É o local interior ou a consciência em que as palavras deste texto são assimiladas e se transformam em pensamentos. Sem essa consciência não haveria percepção, não haveria pensamentos no mundo.
Sempre que existir silêncio devemos ouvi-lo, percebê-lo. Ouvir o silêncio desperta a dimensão de calma que existe dentro de nós.
Pensando no silêncio, resolvi fazer uma atividade com os alunos. Foram escritas no quadro várias frases e palavras. A partir das palavras, pedi que fizessem silêncio total e dedicassem um período de 20 minutos para oferecer a alguém uma obra criada por eles próprios.
Alguns escolheram os próprios colegas; outros escolheram funcionários do Centro Ocupacional (pessoal das refeições); outros, a diretora. Foi um momento de doação e coleguismo.
Foi importante perceber que a calma e o silêncio são a própria inteligência. Segundo Tolle, a verdadeira inteligência atual silenciosamente. A calma é o local em que a criatividade e a solução dos problemas são encontradas.


 Silêncio e dedicação!
 

Nasci com a missão de manifestar atitudes nobres!



Sexta do sorriso e do elogio - Gratidão pelo dia de hoje - Hora do relaxamento Turma D manhã

Na sexta-feira, 10/4 dedicamos o dia para sorrir. Então, vamos lá!

Hoje pensamos em muitas situações para sermos positivos e para sorrir.
Então elencamos muitas situações do cotidiano e colocamos luz nelas.
EU SOU muitas coisas: bondade, perfeição, saúde, sabedoria, alegria.

Nós acreditamos nas palavras positivas! 



E nosso diamante brilha sempre!
 Nasci para ser feliz!

Sou um vencedor!

 Dedicação e silêncio!

Concentração e empenho!
A profe também fez a folha de elogios!









Dedicar-se sempre!