Pedagogia do
“A verdadeira educação deve permitir que a pessoa utilize o conhecimento que adquiriu para enfrentar os desafios e fazer os demais seres humanos tão felizes quanto possível.” Sathya Sai Baba
Sabemos que o amor é o alimento da alma e ele permeia as relações humanas. Focalizamos este sentimento visto que ele facilita, acolhe e abre caminhos para a felicidade.
Diariamente, no Centro Ocupacional, desenvolvemos propostas
alegres que enaltecem o ser humano:
. Valorizar a essência
pura e bondosa de todas as pessoas.
. Agradecer aos alimentos e à equipe responsável pela
cozinha.
. Sorrir e demonstrar afeto nas relações humanas.
. Usar palavras positivas e expressões nobres como “Muito
obrigado”, “Desculpe”, “Sinto muito”, entre outras.
. Respeitar e gostar dos superiores, dos professores e colegas.
. Sentir alegria em ajudar papai e mamãe.
. Tornar o estudo agradável.
. Sentir alegria em ajudar o próximo.
. Despertar o sentimento de gratidão aos pais e ao país brasileiro
através de músicas e histórias infantis.
. Amar e preservar a natureza.
. Motivar diariamente a capacidade e a força criativa de
cada aluno.
. Ver e valorizar as partes positivas dos colegas,
professores e equipe de apoio.
. Elogiar e estimular as crianças para que manifestem seus
dons naturais.
. Satisfazer os cinco desejos que todas as pessoas possuem:
ser livre, ser reconhecido, ser amado, ser elogiado, ser útil.
ATIVIDADES
Meditação e relaxamento
Orações e frases afirmativas - Cabe ressaltar que as orações consistem em acreditar na capacidade
infinita que existe em cada pessoa e fazer despertar essa capacidade.
Canções reflexivas e alegres
Histórias e contos
Filmes educativos
Mini palestras
Dinâmicas de grupo
Demonstrações de boas ações.
Princípios da boa
criança
1.
Sou sempre saudável.
2.
Sou bom filho, escuto docilmente o que os outros
dizem.
3.
Eu posso realizar grandes projetos. Vou estudar com dedicação.
4.
Falo bem dos outros e vejo a bondade que existe
em cada um deles.
O aluno, no processo
de formação escolar, deseja amar e compreender o mundo. O mesmo sente o
educador cumprindo sua função. Dessa forma, essas relações fraternais são
vitais no âmbito educacional. Uma criança, ao se sentir amada, apresentará mais
disciplina ao receber atividades que deverão ser desenvolvidas. Se não existe reciprocidade,
isto é, o afeto do educando para com o professor e do professor para com seu pupilo,
não existe a razão de ser da educação escolar: o desenvolvimento do aluno como
ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário