DAIANE FAGHERAZZI

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Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada em Letras/Português (PUCRS - 1998/2002) com Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa (PUCRS - 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada (PUCRS - 2006/2007).

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO PROJETO GESTAR II










OBJETIVOS DO TRABALHO
1.Apresentar os diferentes gêneros e tipos textuais, fundamentando-os à luz dos teóricos Mikhail Bakhtin, Jean-Paul Bronckart e Luiz Antônio Marcuschi.
2.Mostrar que os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos em relação à aprendizagem da escrita.
3.Enriquecer as práticas educacionais mediante um trabalho interdisciplinar.

RELATÓRIO
A atividade proposta foi baseada no AAA4, unidade 15 - MERGULHO NO TEXTO, aula 2 – Duvidando do texto. Damos ênfase às imagens e às possíveis leituras que podemos fazer das mesmas. Depois das discussões sobre como as imagens trazem significado e como podem ser feitas diferentes leituras (dependendo do contexto), resgatamos um pouco o universo de Shakespeare.
Partindo de um trabalho no qual os alunos haviam criado máscaras (aula de artes), fizemos um debate sobre identidade, sobre o papel das máscaras (sua importância) e resgatamos o mundo do teatro.
Destacamos a criação literária de Shakespeare, autor que marca um período extremamente fecundo e de inestimável relevância na evolução e mudança do pensamento do ocidente. Ele captou no ar as inquietações da época na qual viveu e instaurou conceitos que atravessaram séculos. Além disso era dotado de uma sensibilidade apurada.
Depois de ter argumentado sobre sua genialidade, fomos à sala de informática. Foi feita uma pesquisa na internet (google) a fim de conhecer um pouco mais as obras shakesperianas e assim poder desenvolver um trabalho mais produtivo e significativo.
Os alunos, depois de terem lido acerca do autor, criaram suas próprias obras. As máscaras permaneceram ao lado deles com o intuito de haver maior estímulo e criatividade.
Nos trabalhos realizados, alguns buscaram ler as máscaras feitas; outros desenvolveram poemas retratando-as. Houve também questionamentos sobre máscaras de forma generalizada.
Creio que a atividade proporcionou trabalhar com o universo imaginário e misterioso existente por detrás de um “disfarce”. Acredito que o trabalho suscitou reflexões sobre a personalidade, os medos, as angústias, as dores, os sentimentos inerentes ao ser humano. O resultado foi satisfatório uma vez que se percebeu dedicação de todos em desenvolver obras comoventes, férteis, instigantes.

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